Gateiros

sábado, 6 de fevereiro de 2010

6

Chega ajuda aos animais no Haiti


Uma coalizão de grupos de proteção animal chegou ao Haiti para prestar ajuda aos animais que foram atingidos pelo terremoto. A equipe representa a Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti (ARCH na sigla em inglês), criada especificamente para lidar com a crise no país e liderada pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW).

Segundo o diretor de Ajuda Emergencial do IFAW, Ian Robinson, a condição daqueles animais antes do tremor de terra já não era boa, sendo assim, não basta apenas voltar à situação anterior. É precisamos fornecer alívio imediato para os animais, mas também desenvolver planos de longo prazo com duração satisfatória.

Conforme as estimativas do governo do Haiti, apenas cerca de 100 mil cães haitianos, de uma população estimada em 500 mil, foram vacinados contra a raiva no ano passado. Além disso, o governo haitiano enfrenta a falta de medicamentos e vacinas para proteger suínos, bovinos e outros animais contra doenças como o antraz e a peste suína clássica.

O ministro do Haiti de Produção Animal, Dr. Michel Chaney, falou da urgente necessidade de uma campanha de vacinação: 'Enfrentamos agora um elevado risco de doenças, razão pela qual é importante iniciar uma campanha de vacinação o mais rápido possível. A primeira remessa de medicamentos e equipamentos necessários para o tratamento dos animais chegou dia 25/01 a Porto Príncipe'.

A maioria dos membros da ARCH voltou para Santo Domingo (República Dominicana) a fim de reunir material para o próximo exercício, de ajuda emergencial. A equipe, além de continuar sua avaliação nas áreas de Porto Príncipe, também realizará, em cooperação com o governo haitiano, trabalho veterinário.

Perante o caos que se tornou o Haiti, claro que o foco eram as pessoas, mas os animais haitianos também necessitam de atenção. Não só pelo fato de serem uma vida mas para não adicionar mais problemas. Pensa comigo: o povo está sem comida, acha uma pobre coitada vaca, mata o animal para comer e... morre de alguma doença do bovino. Ou pior... os sobrevientes, agrupados no meio da rua e aparece um cão com raiva e saiu mordendo a galera. Amo os animais e muitos deles merecem mais respeito que algumas pessoas. Parabéns a todos que de alguma forma, lembraram dos bichinhos e estão ajudando neste momento crítico.


Fonte: Opinado

6 comentários:

Anônimo disse...

Que bom, já estava me perguntando quando isso aconteceria:)

Gata Lili disse...

uma iniciativa louvável. os animais do Haiti agradecem! tudo de bom para você!

Maira disse...

muito bom saber que lembraram dos animais!

Fabiana disse...

nossa carol, vou até postar no meu blog essa notícia, muito importante!!!!

Mil beijos

Fabi

lovcats disse...

Tantos bichinhos traumatizados...ainda bem que a ajuda chegou! bjs Carol

Mico, o Gato disse...

até que enfim que alguem pensa nos pobres dos bichinhos tambem!!! fico muito feliz com este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...