Gateiros

quinta-feira, 22 de julho de 2010

3

Casa de Repouso para Cães-guias no Japão!

Os cães-guia japoneses devem reformar-se por volta dos 11 ou 12 anos, quando suas capacidades e força física começam a declinar. Nessa altura, esses cães idosos são retirados de seus donos e levados para a Casa de Repouso. Isso tem que ser feito, porque, depois de trabalharem a vida toda como guias, eles não param de desempenhar esse papel, podendo assim, colocar suas vidas e a vida de seus donos em risco.
A separação é difícil tanto para o dono quanto para o animal, e Tsuji, que há mais de vinte anos trata de cães, diz que “o objetivo da Casa de Repouso é facilitar a transição da fase de “cão trabalhador” para “cão reformado”. “Aí precisam de muito mais afeto. Viveram muito próximo das pessoas, durante muito tempo, por isso, é muito difícil para eles sentirem-se, repentinamente, isolados. É necessário que continuem a interagir com as pessoas”, explica a diretora.
A Casa de Repouso para Cães de Sapporo (Sapporo Retirement Home for Dogs) situa-se na ilha de Hokkaido,no norte do Japão. Já abrigou mais de 200 animais, desde que abriu suas portas, há 32 anos. Aqui, os cães-guia, em idade de “reforma”, recebem o melhor cuidado possível, até serem adotados (por pessoas não deficientes visuais) ou até o fim de suas vidas.


Só alguns cães vivem permanentemente no Centro. Uma parte deles volta para o lar que os criou, quando ainda eram filhotes. Outros são adotados por empregados do próprio Centro.

Fotografias de cães que já morreram compõem um pequeno altar.


Rick é um velho cão-guia. Tem 16 anos, está muito frágil e está paralisado por causa da idade. A Associação tem um centro veterinário e de reabilitação para os cães que desenvolvem incapacidades físicas, devido à idade avançada.

O corpo inerte de Rick é cuidadosamente coberto por mantas de criança, para se conservar aquecido.
Ficará no Centro até o fim de seus dias, recebendo, além de muito carinho, a alimentação pastosa, que é administrada através de um tubo preso a uma garrafa, concebida para alimentar cães que só ficam deitados.

Rick é tratado com o mesmo amor e dedicação que tratou o deficiente visual, para o qual serviu de cão-guia, durante mais de 10 anos. Ele é frequentemente virado por sua tratadora, para não se manter sempre na mesma posição.
Apesar das excelentes condições, a Instituição expandiu ainda mais as suas instalações. O lugar funciona como “creche” para cães mais velhos. Contam com um solário, um “jacuzzi” e cuidados permanentes 24 h. por dia. Yell adora apanhar sol no solário e receber o carinho dos tratadores.

Os cães “reformados” são tratados, limpos, escovados, alimentados, e praticam exercício físico diariamente. Para facilitar o movimento dos cães com fraqueza nas pernas e problemas articulares, os grandes desníveis foram substituídos por degraus e rampas suaves.

Ao mesmo tempo que o Centro deseja prolongar a vida dos cães e torná-la mais confortável, também possui um cemitério, perto das instalações, onde descansam eternamente os animais que já faleceram. Uma lápide e uma estátua assinalam os 250 cães que morreram em Hokkaido. Todos os anos, no mês de agosto, há uma cerimônia religiosa, onde se fazem orações, com respeito e reverência, à memória desses heróis.


Eu trabalharia de graça nesse lugar pelo resto de minha vida!

Fonte: Mimis e Totós Blog

3 comentários:

Arte dos Gatos disse...

Nossa, que legal amiga, é um lugar super especial!
Tem selinho pra vc!
Bj

Arte dos Gatos disse...

Oi Carol, você faz assim:
Clica com o botão direito do mouse em cima da figura, vai em propriedades, onde tem o código url você copia, vai nas postagens, inserir imagem e em vez de vc buscar no computador, você cola o link url no direito, onde tá escrito acho que Web ou uma coisa assim!
Se não conseguir, me avise!
Bj

Nikita disse...

Que história linda!! Meu Deus, todos os animais merecem esse tratamento. Deveria ser assim sempre. Linda postagem.

Beijoss da Néia e Nikita:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...