Gateiros

domingo, 2 de janeiro de 2011

6

Porque os Bixanos arranham?


O ato de arranhar objetos dentro de seu território é um comportamento instintivo e peculiar dos gatos que, mesmo no ambiente doméstico, tem muitos significados.
Arranhar ajuda a remover pedaços soltos das camadas mais externas e velhas das garras, que por terem um crescimento contínuo, arranhar ajuda a mantê-la afiá-las. Também alonga e mantém o tônus dos tendões e dos músculos flexores das patas.
Ao esfregar os coxins plantares, são liberados feromônios, substâncias que afetam o comportamento de outros gatos. O próprio arranhão numa parede ou móvel funciona como um sinal visual que geralmente sinaliza uma demarcação olfativa.
Poderia, inclusive, ser interpretado como um sinal de “dominância”, que nos gatos está relacionado ao controle do território.
Arranhar objetos é um comportamento em si, muito recompensador. Qualquer gato se sente profundamente motivado a expressar este comportamento. Contudo, muitas vezes, esse hábito se torna inadequado, quando ele acaba estragando mesas, cadeiras, sofás ou até mesmo portas e paredes. A solução nunca poderia ser impedir o gato de arranhar. Devemos tentar respeitar e tolerar suas necessidades para não prejudicar seu bem estar. A solução é adaptar a casa, e direcionar este hábito para os objetos onde é permitido arranhar - existem diversos tipos de arranhador no mercado de produtos para pets.
As preferências
Embora os gatos tenham algumas preferências gerais é importante também, identificar as preferências individuais. De modo geral, os arranhões são mais comuns em locais próximos a entrada, nas divisórias dos cômodos ou perto dos locais onde costuma cochilar.
Procure observar que tipo de material seu gato prefere, mais rústicos, ou macios, tecidos ou madeira. Se ele prefere arranhar na vertical, na horizontal ou ambos. Em que altura ocorre a maior parte dos arranhões?
Direcionando o comportamento
Identificadas as preferências, devem ser providenciados arranhadores. Existem muitos modelos de diferentes formas, tamanhos e materiais. Outra opção é usar tábuas recobertas com o material preferido pelo seu gato. Coloque os arranhadores próximos aos locais onde o bichano já costuma arranhar. As tábuas devem ser fixadas na parede.
Espalhar um pouco de catnip sobre o arranhador incentiva o seu bichano a demarcá-lo com as unhas. Elogie, acaricie ou dê petiscos, sempre que ele estiver usando um arranhador.
Evitando a destruição
E o que fazer nos lugares onde o gato costumava arranhar? Uma solução bem eficiente é colocar fitas dupla face ou papel alumínio, tornando o antigo local desagradável de arranhar. Não tenha pressa para retirar esta proteção, pois pode demorar um pouco para o gato perder o hábito de arranhar por ali.

Fonte: Brasil Universo Digital

6 comentários:

Leo disse...

Boa Tarde
O ato dos gatos arranharem eu axo que para eles é uma obra de arte rs,
Eu gosto muito de animais , e o gato é muito fofuxo e lindo

Feliz 2011

Abr

Pepi disse...

Gostamos muito da aulinha
Desejamos um Feliz Ano Novo com muita paz e sucesso
Beijinhos,Lambs e Ronrons
Verena,Pepi e Xixo

Nikita disse...

Seja qual for o motivo do arranhar..rsrsrss, aqui em casa o sofá, a cadeira da cozinha e até meu colchão estão sendo destruídos...hahahaha Mas, nós não achamos ruim, amamos nossas meninas.

Beijos! Néia e Nikita:)

Débora Anzolin Valginhak disse...

Meu Caw tem uma cadeira de palha.. rsrsrsrsrsr Ele adora arranhar, subir, descer, pular, moder...
É bom que cadeira de palha não estraga... Mas mesmo tendo a cadeira de palha, ele pegou mania de dormir nas minhas cadeiras da mesa, com as unhas ele tirou o plastico que revestia o tecido (branco)!

Daniela Tórgo disse...

Adorei o post bem completo e bem explicado, parabéns Carol, bjs.

Aline disse...

que legall.. adoreii! eu n tenho gatinhso maass os amoo.rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...