Gateiros

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

6

Bixano Geneta


A geneta não gosta de mudanças. Quando ela escolhe um território para viver - geralmente um terreno alto à beira de um rio - fica por ali mesmo. Faz a sua toca numa fenda de rocha ou num buraco abandonado. Fora de seu abrigo ela constrói uma latrina, onde enterra suas fezes. É muito raro a geneta abandonar seu território e costuma ser muito hostil com os animais que invadem seus domínios. Para caçar, segue uma trilha regular, que ela marca sua urina.

A geneta é um parente dos mangustos. Tem garras retrateis como os gatos e, como eles, também ronrona. Mas tem o corpo mais comprido, a cabeça mais pontuda e suas patas são mais curtas. É um animal ágil, capaz de ir praticamente a qualquer lugar que quiser, podendo dar saltos de até 1,80 m de altura. Caminha pelas árvores como se tivesse no chão e gosta de ficar se aquecendo ao sol. A geneta alimenta-se de cobras e pequenos roedores. Ela ataca-os com velocidade espantosa e quebra o pescoço da vítima com seus dentes fortes. A geneta também come insetos, como os gatos, a geneta é um animal muito limpo. Lava-se cuidadosamente várias vezes ao dia.

ENCONTRADOS 49 NOMES PARA O GENETA: algar, algaría, artema, charla, cheneta, chinela, chineta, fura-toxos, garduña, garduño, gat mesquer, gatina, gato algario, gato bravo, gato de algar, gato marduño, gatogineta, gatu algar, geneta, geneta europea, genêta, genêto, Genetta genetta, ginesta, gineta, ginêto, jineta, kata jineta, katajineta arrunta, katamusturluze, lluina, martaraña, martineta, martolina, mosqueta, rabisaco, rabisalo, rabixo, rámila, remendina, rejineta, seneta, siveta, toirao, tremastela, tremostela, turón, xeneta, xineta.

Fonte: Saúde Animal

6 comentários:

Nikita disse...

Que bichinho diferente!!...hehehe

Beijos! Néia

Lilith disse...

E eu achava o meu Thoth um gato rabudo, hehehehe esse aí ganhou. Beijos

Gata Lili disse...

tão fofinho! uma graça! :)

Débora Anzolin Valginhak disse...

Que rabão hein!! rsrsrsrsrsr
Que medo desse bixinho, parece tão inofensivo né!! Mas ele é tão fofinho, me imaginei passando a mão nele deitado em meu colo!! kkkkkkkkkkkkk
Melhor não né, vai que ele me ataca!! =P
Deu medo!!

Ahh, chegaram os adesivos, são lindos!!
Se não der tempo hoje amanhã posto no blog!
Bj querida!!

Carol M disse...

Q rabão lindooo!!!!!!!!!!!!

Eu quero ^^

Bjs

Myung disse...

Com certeza, a primeira coisa que chama atenção quando olhamos para esse "gatinho" é o seu rabão! Que coisa mais fofa que deve ser acariciar esse tufo de pelos! Hahaha! Mas o bichinho é bravo... Então é melhor ficarmos com nossos gatinhos caseiros mesmo pra fazer carinho e ouvir o romrom! Hehehe!
Beijos!

http://coisasdamyu.blogspot.com
http://cochilodenuvem.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...