Gateiros

segunda-feira, 16 de maio de 2011

3

Cortar os bigodes do bixano, pode?

As vibrissas do gato, mais conhecidas como "bigode", os bigodes são pêlos flexíveis, grossos e longos no rosto de um gato, funcionam como a bengala de uma pessoa deficiente visual. Ou seja, ele tem a função do tato à distância. Outro exemplo: alguns carros apresentam um sensor que apita quando um obstáculo se aproxima. Os bigodinhos felinos têm a mesma função: eles avisam ao gatinho se ele está muito próximo de um objeto.
Quanto mais longos os bigodes, melhor funcionam. O bigode ajuda o gato a sentir o ambiente ao redor. O bigode é tão sensível que pode detectar a mais leve mudança direcional de uma brisa.
Além das propriedades sensoriais, o bigode de um gato é também um bom indicador de seu humor. Quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás. Ao contrário, quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
Porém, a principal função do bigode é ajudar o gato a julgar se vai ou não caber em uma abertura.
O bigode do gato tem mais ou menos a largura do corpo, como se fosse uma régua natural. As pontas do bigode são sensíveis à pressão. Você provavelmente verá um gato colocar e tirar a cabeça de uma abertura antes de entrar.
Algumas vezes, pode ser necessário cortar o bigode dos gatos, como em cirurgias. Mas isso só deve ser feito por um médico veterinário. E jamais devemos puxá-los, pois eles são extremamente sensíveis. Simples assim: Não pode!

Fonte: Beauty Rock

3 comentários:

Pierre Le Gatô disse...

Ai tia Carol Lioa, que pesadelo seria se alguém me cortasse os bigodes...

Nikita disse...

Essa do bigode avisar o humor do gatinho eu não sabia. Que interessante!

Beijos, Néia e Nikita:)

Marilia disse...

Deusulivre cortarem os bigodes dos meus "bigodudos"!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...