Os animais desta espécie têm hábitos de caça predominantemente noturnos. Durante o dia passam longas horas dormindo e se higienizando, sempre nos troncos das árvores, que são especialistas em subir para manter a posse das presas. Estas são também levadas para as árvores, evitando assim algum grupo de animais as roubem.
Quando chega a época da reprodução, os machos e as fêmeas fazem longas caminhadas até encontrarem um parceiro disponível. Logo que é consumado o ato, afastam-se um do outro, ficando a fêmea com a responsabilidade de alimentar as crias, até que estas estejam em condições de caçar e sobreviver sozinhas. A gestação de uma fêmea de leopardo dura cerca de 100 dias, e as ninhadas são constituídas, em média, por quatro filhotes.
Um leopardo pode medir cerca de 1,50 m, ter 80 cm de altura e pesar até 90 kg. A sua esperança de vida é de 30 anos, maior que a dos outros grandes felinos.
Por causa da sua pele, cuja venda é extremamente rentável, os leopardos foram e continuam a ser caçados. Este fator levou ao seu quase extermínio em algumas zonas. Devido aos seus hábitos furtivos e ao fato de gostarem de viver em zonas muito arborizadas, não é possível fazer uma estimativa concreta sobre a quantidade de indivíduos que vagueia por todos os territórios onde existem leopardos.
Leopardo-de-amur:
(Panthera pardus amurensis)
(Panthera pardus saxicolor)
(Uncia uncia)
(Neofelis nebulosa)
(Panthera pardus japonesis)
(Panthera pardus tulliana)
(Panthera pardus nimr)
(Panthera pardus fusca)
(Panthera pardus kotiya)
Leopardo-da-indochina:
(Panthera pardus delacouri)
Leopardo-de-java:
(Panthera pardus meas)
Leopardo-do-cáucaso:
(Panthera pardus ciscaucasia)
Leopardo-africano:
(Panthera pardus pardus)
(Panthera pardus panthera)
(Panthera pardus jarvisi)
Leopardo-de-zanzibar:
(Panthera pardus adersi) (extinto)
Fonte: Biologia na Medida Certa
Nenhum comentário:
Postar um comentário