Gateiros

sábado, 1 de outubro de 2011

0

Leopardos

O leopardo habita principalmente florestas tropicais e úmidas na África e na Ásia, com especial incidência na Índia. No entanto, também pode ser encontrado em áreas desses continentes com outros tipos de vegetação. A sua grande capacidade de adaptação permite-lhe ainda viver em territórios tão inóspitos como as montanhas do Afeganistão, as terras semi-desérticas do Médio Oriente, as regiões geladas da Rússia ou nas savanas africanas.

Os animais desta espécie têm hábitos de caça predominantemente noturnos. Durante o dia passam longas horas dormindo e se higienizando, sempre nos troncos das árvores, que são especialistas em subir para manter a posse das presas. Estas são também levadas para as árvores, evitando assim algum grupo de animais as roubem.

Quando chega a época da reprodução, os machos e as fêmeas fazem longas caminhadas até encontrarem um parceiro disponível. Logo que é consumado o ato, afastam-se um do outro, ficando a fêmea com a responsabilidade de alimentar as crias, até que estas estejam em condições de caçar e sobreviver sozinhas. A gestação de uma fêmea de leopardo dura cerca de 100 dias, e as ninhadas são constituídas, em média, por quatro filhotes.

Um leopardo pode medir cerca de 1,50 m, ter 80 cm de altura e pesar até 90 kg. A sua esperança de vida é de 30 anos, maior que a dos outros grandes felinos.

Por causa da sua pele, cuja venda é extremamente rentável, os leopardos foram e continuam a ser caçados. Este fator levou ao seu quase extermínio em algumas zonas. Devido aos seus hábitos furtivos e ao fato de gostarem de viver em zonas muito arborizadas, não é possível fazer uma estimativa concreta sobre a quantidade de indivíduos que vagueia por todos os territórios onde existem leopardos.

Leopardo-de-amur:

(Panthera pardus amurensis)

Leopardo-persa:

(Panthera pardus saxicolor)

Leopardo-das-neves:

(Uncia uncia)

Leopardo-nebuloso:

(Neofelis nebulosa)

Leopardo-do-norte-da-china:

(Panthera pardus japonesis)

Leopardo-da-anatóia:

(Panthera pardus tulliana)

Leopardo-árabe:

(Panthera pardus nimr)

Leopardo-indiano:

(Panthera pardus fusca)

Leopardo-do-ceilão:

(Panthera pardus kotiya)

Leopardo-da-indochina:

(Panthera pardus delacouri)

Leopardo-de-java:

(Panthera pardus meas)

Leopardo-do-cáucaso:

(Panthera pardus ciscaucasia)

Leopardo-africano:

(Panthera pardus pardus)

Leopardo-do-atlas:

(Panthera pardus panthera)

Leopardo-do-sinai:

(Panthera pardus jarvisi)

Leopardo-de-zanzibar:

(Panthera pardus adersi) (extinto)

Fonte: Biologia na Medida Certa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...