Gateiros

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

0

Raça Bixanos - D

Devon Rex
Amigo brincalhão

Nacionalidade: Grã-Bretanha
Porte: Médio
Temperamento: Meio-termo
Tipo de Pêlo: Crespo
Nível de Energia: Alto


Gatos de pelagem encrespada apareceram por mutação espontânea em momentos e lugares diferentes.

Foi provavelmente na Cornualha (de onde vem o nome Cornish Rex), em 1950, que o gato de pêlo crespo foi considerado objeto de estudo pela primeira vez: um maravilhoso macho de creme de pêlo encaracolado nascido de uma ninhada normal foi cruzado com a própria mãe. Daí nasceu a raça Cornish Rex.

Dez anos mais tarde, gatinhos de pêlo crespo nasceram em Devon, Inglaterra. Tentou-se em vão cruzá- los com os Rex da Cornualha: os filhotes nasciam com pêlo liso.

Cruzados entre eles, os gatos de Devon davam origem a gatinhos de pêlo crespo. Isto provava que que os mantos da Cornualha e de Devon eram provocados por genes diferentes.

Assim, concluiu-se que os dois gatos deviam ser criados e reconhecidos separadamente.

Sua característica mais evidente é o pêlo crespo e ondulado. Os gatos Rex apresentam duas variedades: o Cornish Rex e o Devon Rex.

O Rex, de maneira geral, é um gato caseiro, do tipo que se pode chamar “gato de colo”.

Metódico, se adpata muito bem ao ambiente das pessoas que vivem em apartamento, afeiçoando-se a todos da família.

Manso e tranqüilo, revela-se ágil e extremamente veloz quando decide correr.

Cores

Com exceção dos bicolores, todas as cores são reconhecidas (vide tabela do American Shorthair). Os gatos com pontas semelhantes às dos Siameses têm o nome de Si- Rex. Para o Cornish Rex, existem as variações Azul e Tartaruga Chocolate.

Descrição Geral

Em ambas as raças, o corpo é semelhante ao do Siamês — longo, delgado, leve, mas solidamente musculoso, com as costas arqueadas e pernas altas e retas.

O pêlo encaracolado é sedoso, curto e agarrado ao corpo, sem subpêlo.

A cabeça tem forma de cunha e as orelhas, grandes e arredondadas, estão implantadas bem no alto da cabeça. A cauda é longa e esbelta na ponta, coberta de pêlos crespos. A cor dos olhos deve combinar com a pelagem.

Fonte: PetSite

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...