Gateiros

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

0

Raça Bixanos - E

Egyptian Mau
O orgulho de Cleópatra

Nacionalidade: Egito
Porte: Médio
Temperamento: Independente
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Alto


No tempo dos faraós, o legendário gato das pirâmides, ancestral do Egyptian Mau, era retratado em papiros, esculturas e afrescos. Esse gato teria sido companheiro inseparável de Cleópatra, rainha do Egito. O Egyptian aparece em pinturas de 1400 a.C.

Extremamente parecidos com os gatos da raça dos dias de hoje, seus antepassados eram deificados e desfrutaram da proteção dos templos. No Egito antigo, Mau significava gato. Esses maus eram parte integrante da cultura egípcia. Há indícios de que sejam descendentes do gato selvagem africano, o Felis lyica ocreata.

O Egyptian Mau foi inicialmente levado para a Itália, em 1953, pela princesa russa Natália Trubetskoi e depois, difundido nos Estados Unidos, onde os três primeiros exemplares chegaram em 1956. No ano anterior, o primeiro Mau foi apresentado em exposição no Rome Cat Show, na Itália. Hoje ainda existem poucos criadores da raça no Brasil.

A raça foi reconhecida para campeonato em 1968 por algumas associações e em 1977 pela The Cat Fanciers’ Association (CFA). O Egyptian Mau é aceito pela maiores associações especializadas dos Estados Unidos e do Canadá.


O Egyptian Mau é definido pela Tica (The International Cat Association) como "um equilíbrio entre a robustez dos gatos mais atarracados e a elegância dos tipos orientais". De tamanho médio, sua barriga é macia e com um característico aspecto flácido em certa medida. "Esse não é um gato magro", diz Liane Diehl, criadora da raça desde 1995.

"Seu tipo físico é próximo ao selvagem, mais ‘felino’", diz Liane. Ele é um gato bonito, tanto pela coloração da pelagem quanto pelos olhos verdes. Também pelo temperamento: eles são muito independentes, brincalhões e caçadores. Procuram o dono quando querem e gostam de ser acariciados em lugares onde se sintam seguros, com as patas apoiadas firmementes. Por exemplo: eles preferem ir para o colo de uma pessoa sentada no sofá a serem carregados por essa mesma pessoa de pé.

O Egyptian Mau é a única raça de gato doméstico naturalmente pintada, segundo a Tica. Encontrada nas variedades silver (prata), bronze ou black smoke (preto esfumaçado), a pelagem sedosa, macia e flexível exibe um contraste entre as pintas e a cor de fundo. Além das pintas pelo corpo, tem uma marcação em formato de "M" na testa e outra com duas riscas que delineam seus olhos terminando na base das orelhas.

Europeu
O pai de todos os gatos

Nacionalidade: Europa
Porte: Médio/Grande
Temperamento: Meio-termo
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Médio


Esta raça tem sua origem na antiguidade, provavelmente quando os gatos africanos foram introduzidos no continente europeu pelos romanos.

Ela constitui a raça felina mais genuína pois conservou as características ancestrais sem necessidade de seleções e estudos genéticos.

No primeiro livro completo de gatos, publicado na Inglaterra no fim de 1800, o Europeu aparece com grande destaque.
Os felinos que recebem a denominação genérica de Europeu são conhecidos por serem gatos de boa qualidade, de pêlo curto, que vivem não só na Europa mas também em outros locais, desde que em ambiente doméstico.

O Europeu tem uma boa tendência à domesticação, sendo um animal que gosta de fazer companhia para seus donos. Em troca exige que respeitem seus hábitos e sua liberdade.
São gatos ativos, inteligentes, corajosos e caçadores de ratos e outros pequenos animais.

Para tratamento dos pêlos desta raça é ideal uma escovação enérgica, principalmente quando ele retorna de seus passeios.

Descrição Geral

O corpo é bem constituído, sólido, musculoso, com o peito largo, membros robustos e pés redondos, que se apóiam firmemente no chão.

Sua cabeça é redonda, com bochechas desenvolvidas, orelhas pequenas e arredondadas na ponta. O nariz é curto. Os olhos são grandes e expressivos, com a cor combinando com a tonalidade da pelagem.

Exótico
Pêlo longo X pêlo curto

Nacionalidade: EUA
Porte: Médio/Grande
Temperamento: Apegado
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Médio


O Exótico é uma raça híbrida. Foi selecionado na década de 1960, através de cruzamentos planejados entre o Persa e o American Shorthair.

O Exótico é o clássico gato de apartamento, local ao qual ele se liga com profundo afeto. É um gato muito inteligente, doce e bom caçador de ratos.

Tem tendência a ganhar peso, por isso o dono teve estar atento à sua alimentação.

É um gato que exige cuidados bem simples no que se refere ao tratamento de pêlo, pois seu manto é curto, porém fofo e macio.

Cores

Todas as cores dos gatos de pêlo comprido e do American Shorthair são aceitas no Exótico, o que proporciona uma escolha de mais de cinqüenta variantes.

A cor dos olhos, ponta do nariz e almofadinhas das patas depende da variante, mas deve condizer com a cor do manto.

Fonte: PetSite

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...