Nacionalidade: Egito
Porte: Médio
Temperamento: Independente
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Alto
Extremamente parecidos com os gatos da raça dos dias de hoje, seus antepassados eram deificados e desfrutaram da proteção dos templos. No Egito antigo, Mau significava gato. Esses maus eram parte integrante da cultura egípcia. Há indícios de que sejam descendentes do gato selvagem africano, o Felis lyica ocreata.
O Egyptian Mau foi inicialmente levado para a Itália, em 1953, pela princesa russa Natália Trubetskoi e depois, difundido nos Estados Unidos, onde os três primeiros exemplares chegaram em 1956. No ano anterior, o primeiro Mau foi apresentado em exposição no Rome Cat Show, na Itália. Hoje ainda existem poucos criadores da raça no Brasil.
A raça foi reconhecida para campeonato em 1968 por algumas associações e em 1977 pela The Cat Fanciers’ Association (CFA). O Egyptian Mau é aceito pela maiores associações especializadas dos Estados Unidos e do Canadá.
"Seu tipo físico é próximo ao selvagem, mais ‘felino’", diz Liane. Ele é um gato bonito, tanto pela coloração da pelagem quanto pelos olhos verdes. Também pelo temperamento: eles são muito independentes, brincalhões e caçadores. Procuram o dono quando querem e gostam de ser acariciados em lugares onde se sintam seguros, com as patas apoiadas firmementes. Por exemplo: eles preferem ir para o colo de uma pessoa sentada no sofá a serem carregados por essa mesma pessoa de pé.
O Egyptian Mau é a única raça de gato doméstico naturalmente pintada, segundo a Tica. Encontrada nas variedades silver (prata), bronze ou black smoke (preto esfumaçado), a pelagem sedosa, macia e flexível exibe um contraste entre as pintas e a cor de fundo. Além das pintas pelo corpo, tem uma marcação em formato de "M" na testa e outra com duas riscas que delineam seus olhos terminando na base das orelhas.
Nacionalidade: Europa
Porte: Médio/Grande
Temperamento: Meio-termo
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Médio
Pêlo longo X pêlo curto
Nacionalidade: EUA
Porte: Médio/Grande
Temperamento: Apegado
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Médio
O Exótico é uma raça híbrida. Foi selecionado na década de 1960, através de cruzamentos planejados entre o Persa e o American Shorthair.
O Exótico é o clássico gato de apartamento, local ao qual ele se liga com profundo afeto. É um gato muito inteligente, doce e bom caçador de ratos.
Tem tendência a ganhar peso, por isso o dono teve estar atento à sua alimentação.
É um gato que exige cuidados bem simples no que se refere ao tratamento de pêlo, pois seu manto é curto, porém fofo e macio.
Cores
Todas as cores dos gatos de pêlo comprido e do American Shorthair são aceitas no Exótico, o que proporciona uma escolha de mais de cinqüenta variantes.
A cor dos olhos, ponta do nariz e almofadinhas das patas depende da variante, mas deve condizer com a cor do manto.
Fonte: PetSite
Nenhum comentário:
Postar um comentário