Gateiros

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

0

Raça Bixanos - L


Laperm

La Perm surgiu com uma mutação espontânea na fazenda situada em The Dalles, Oregon (USA) de propriedade da americana Linda Koehl. Tudo começou quando na primavera de 1982 uma gata de fazenda, sem raça definida, deu a luz a seis gatinhos e um deles tinha uma inusitada característica: era careca. Essa gatinha, oito semanas depois, desenvolveu uma pelagem tabby suave e encaracolada. Curly, como foi chamada, era extremamente carinhosa e apegada a seus donos. Criada livre com os outros gatos da propriedade logo Curly teve seus próprios filhotes e para a surpresa de sua dona todos eles, cinco machos, nasceram carecas como a mãe. E, assim como Curly, desenvolveram uma linda pelagem cacheada com o passar do tempo.

Cinco anos depois Linda observou que grande parte de seus gatos, descendentes de Curly e seus filhotes, possuíam a diferente pelagem, deduzindo, então, que se tratava de uma característica transmitida por um gene dominante.

Em 1992 Linda levou quatro de seus gatos a uma exposição da CFA (Cat Fanciers Association) na categoria de exibição. Os gatos cacheados foram um sucesso.

Em 1995, a nova raça, batizada de La perm (alusão à permanente feita nos salões de beleza), foi reconhecida pela TICA na categoria New breeds and colors. Em 1996, foi a vez do reconhecimento pela United Feline Organization.

Após a pelagem, a característica mais marcante desses animais é a sua meiguice. Esse gato é extremamente carinhoso e gentil e sempre procura a companhia do ser humano, até mesmo de estranhos. Gostam de ficar junto ao dono, se esfregar nele, dar beijinhos, etc. são extremamente inteligentes e podem ser ensinados a atender quando chamados e a trazer pequenos brinquedos.
Outro traço marcante é o gosto da raça por água e a habilidade de caçar roedores. A raça, apesar de ter surgido em uma fazenda, se adapta muito bem à vida em apartamento.

A principal característica do LaPerm, seja ele de pelo curto ou longo, é, sem dúvida alguma, a pelagem cacheada, sem subpelo, que é um pouco diferente em cada exemplar.

Na variedade de pelo longo o pêlo forma espirais com argolinhas mais apertadas na barriga e perto das orelhas. Nos gatos de pêlo curto a pelagem é ondulada. Alguns deles têm sobrancelhas e bigodes encaracolados, característica exclusiva da raça.

A pelagem é mais desenvolvida na região do pescoço, formando, em ambos os sexos, uma gola. Alguns gatos dessa raça nascem completamente carecas e outros com o pêlo liso, só desenvolvendo a pelagem cacheada aos 2 meses de vida. E eles tornam a perder todo o pelo uma ou mais vezes ao longo de sua vida, tornando essa a crescer em dois meses ainda mais encaracolada. No entanto, alguns filhotes nunca desenvolvem a pelagem cacheada, apesar de ter todas as demais características físicas e comportamentais da raça. Quando não há essa mudança completa da pelagem a perda de pelo diária do LaPerm é insignificante.

Essa raça é considerada de pequena a média, já que os machos pesam de 3,5kg a 4,9kg e as fêmeas de 2,2 kg a 3,6 kg. Não se conhece nenhuma doença ligada à raça.

Fonte: Petsecia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...