Gateiros

quinta-feira, 13 de maio de 2010

7

Porque os gatos não gostam de água??

Navegando pela internet como boa curiosa que sou, descobri um site bem interessante chamado Diário de Biologia, e em uma parte do site, encontrei uma leitora fazendo esta mesma pergunta que esta no post, PORQUE OS GATOS NÃO GOSTAM DE ÁGUA??
Segue abaixo a resposta q eu achei muito legal e queria dividir com vocês:

Bem, esta aversão a água pode ser culpa da evolução dos felinos. Por muitas vezes vemos vídeos e fotos na internet de gatinhos passando por situações de horror numa tentativa do dono molha-lo. Mas, é preciso saber que este medo é uma herança milenar da linhagem genética dos gatos domésticos na qual foi certamente herdada dos seus antepassados.

Os gatos domésticos fofinhos que conhecemos hoje provavelmente são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região desértica ao leste do Mediterrâneo. É uma região seca, com pouca água disponível e por isso não só os gatos, mas os animais e plantas da região são adaptados para viverem com muito pouco deste recurso.

Há muito tempo (cerca de 10 mil anos), quando a agricultura e estoque de grãos iniciaram-se, os ratos começaram a frequentar os armazéns atraindo aqueles gatos selvagens de clima seco da região. A presença dos gatos acabou agradando as pessoas e então veio sua domesticação. Neste processo, a facilidade de conseguir alimento, o cuidado humano entre outras coisas, fizeram com que os gatos selvagens perdessem algumas características e mantivessem outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. Eles deixaram de ser ariscos e violentos, no entanto mantiveram outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água. Essa característica foi herdada pelo gato doméstico, pois ele já nasce com pouca afinidade a água.

Mesmo conhecendo a origem desse hábito dos gatos, os especialistas não sabem ao certo o que está por trás dele. Por isso, não se tem certeza de que essa aversão é, por exemplo, por medo de se afogar, sentir frio ou simplesmente exalar mau cheiro o que facilita a localização de um possível predador. Na verdade, se um gatinho desde pequeno for acostumado ao banho, é possível que o ato seja apreciado e pode até mesmo causar prazer ao bichano. A evolução nunca pára e é bem possível que depois de alguns milhares de anos, os gatos domésticos percam de vez a aversão pela água. Enquanto isso, eles podem se limpar muito bem com os caprichosos banhos de língua.


Os gatos domésticos herdaram dos seus antepassados a pouca afinidade com a água!

:o De tanto “medo”, os gatos criam asas!

A “fuga do banho” não é uma regra entre os felinos. Há casos como o da onça pintada, que nada muito bem e faz isso frequentemente para caçar animais aquáticos!

7 comentários:

Blog da Pink disse...

Aqui em casa os banhos não são muito frequentes, a Pink q tem pelo curto tomou pouquíssimos banhos até hoje (miou sem parar !) e a Rutha depois de uma certa idade começou a ter dificuldade em manter o pelo limpo e sem bolas, tenho q escová-la sempre e mandar para o pet shop para banho a cada 2 meses para desembaraçar melhor.
O pessoal do pet shop diz q ela ADORA e fica esticando as patinhas e amassando o ar !! Sei q ela faz isso qdo está feliz, mas qdo eu dou banho sou arranhada e mordida...
Mesmo assim depois do banho ela fica se achando deliciosa...
Beijos
Laís

ARTES DA DANI disse...

Oi
Tenho 2 gatas e vou confessar nao tomam banho rsrs, sei la fui acostumada da época q nao se dava banho em gatos, mesmo pq elas ficam nos fundos, teem todo conforto, caminha e tudo, mas realmente nao dou banho, e a mais velha siamesa tem 16 anos, ela sempre foi rebelde então nao consegui dar banho nela, mas creio q por falta de habito mesmo, pois se acostumarmos desde bebes da certo.
Bjs

Cães e Focinhos disse...

nao e de se admirar que nao gostam dagua ficam horrorosos qdo tomam banho kkkkkkkkkkk o meu primeiro cachorro la na foto e o atila ele nao tem a maozinha,adottei ele em dezembroi aqui em goias

Gata Lili disse...

Eu odeio água! Uma vez minha mãe me levou para um pet shop e foi a última vez porque eu rasguei, mordi a mulher e ela disse que eu não fosse mais para pet porque era muito braba! Braba é as venta dela! Ora...

Anônimo disse...

olá eu adoro gatos e tenho só 14 lindos.um deles siamês c ponta do focinho branco,adora água,quando ouve a torneira corre e mete a cabeça na água,passa muito tempo assim.se a mãe andasse na rua eu dizia q ela namorou "um" lontra e nasceu o meu "GREMLIN".os irmãos detestam água como é normal.beijocas

Anônimo disse...

Eu também não gosto nada da hora do banho. Mas o certo é que no fim fico tão relaxado que durmo e durmo .... e durmo

Bom fim de semana Ronrons

Valéria disse...

Ainda bem que isso está mudando!

Os gatos podem muito bem ser condicionados a gostarem de água desde pequenos. Meus 2 persas sempre amaram tomar banho. No verão a frequência do banho chega a ser semanal!!!

Mas.... isso depende da paciência, mas principalmente da boa vontade do proprietário em condicionar o filhote.

Valéria Zukauskas
Preparadora de gatos para exposições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...