Gateiros

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

0

Raça Bixanos - H

Havana Brown


Gatos marrons são conhecidos há séculos. Sua origem é provavelmente do Sudeste da Ásia, tendo sido primeiro a chegar na Europa, no século XIX, um siamês.

O gato de Havana é um gato siamês chocolate em que o fator de diluição da cor que produz marcas do siamês não atua, ainda que os criadores americanos, no desenvolvimento desta raça, tenham-se afastado bastante do original e, na atualidade se considere defeito o tipo que apresenta cabeça de siamês. A raça foi desenvolvida por criadores britânicos que exportaram pela primeira vez gatinhos Havana para os Estados Unidos em 1956. Dois anos mais tarde, o GCCF reconheceu a raça mas refutou o nome de gato de Havana temendo que isso trouxesse confusão no tocante à origem da raça, razão por que esta se tornou conhecida com o nome de Marrom-castanho de pêlo curto. Na América, ela é conhecida como Marrom-Havana e em, 1970 a associação oficial britânica concordou em devolver-lhe o nome oficial de havana.

Mrs. Elsie Quinn importou a primeira Havana fêmea, Roofspringer Mahogany Quinn, da Inglaterra em 1956. A raça ganhou o status de campeã na CFA (Cat Fanciors Association) em 1º de Julho de 1964.

Mahogany Quinn acasalou com Laurentide Brown Pilgrim de Norwood, também muito importante, e produziram o primeiro Havana que realizou o status de Grande Campeão na CFA, Quinn's Brown Satin de Sidlo. Todos os Havanas na América do Norte hoje podem ter traços da herança desse gato.

Na Inglaterra, o Havana tende a seguir o tipo do Siamês. Enquanto na América do Norte, as raças conservam a aparência mais importante, e a teoria da genética básica que produziu o Havana foi reaplicada para produzir as muitas cores do Oriental.

Esta é uma raça sadia e extrovertida com a qual os criadores não tem encontrado as dificuldades digestivas pelo leite tão freqüente nos siameses. É, contudo, de certa forma suscetível ao frio e a umidade. Este é o gato perfeito para a pessoa que queira um companheiro felino sociável, afetuoso e inteligente.

O padrão britânico exige que o gato tipo estrangeiro apresente uma ossatura fina, um corpo longo, delgado e sinuoso, e de proporções graciosas. As patas devem ser delgadas com pés ovais e bem delimitados, sendo as traseiras ligeiramente maiores que a dianteira. A cauda é longa em forma de chicote e não deve apresentar qualquer peculiaridade. A cabeça deve ser longa e bem proporcionada, estreitando-se para um focinho muito fino; as orelhas são grandes e retas, amplas na base e bem separadas. Os olhos do Havana são verdes, largos, ovais, expressivos e sua posição é um pouco mais baixa que na maioria das raças.

O padrão americano requer um tipo estrangeiro menos rigoroso, de olhos em forma oval e orelhas ligeiramente arredondadas nas pontas. Especifica também que, quando vista de perfil, a cabeça deve apresentar uma saliência distinta ao nível dos olhos e um bigode interrompido. Os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas.

A pelagem curta e lustrosa deve ser uniformemente distribuída e apresentar uma coloração marrom-castanho. Alguns gatos têm uma tendência melânica que é considerada defeito nos concursos e muitos perdem sua cor em diferentes pontos durante períodos quentes do verão, e o extremo de suas caudas descoram em uma tonalidade ruiva e, obviamente, eles não devem ser expostos nessas épocas do ano.

Criadores britânicos constataram que o acasalamento contínuo de exemplares desta variedade, no início de sua criação, levava à perda do vigor; amarelamento da cor dos olhos e escurecimento da pelagem. Eles corrigiram evitar isso cruzando-a com siamês chocolate point, que tem ajudado a manter as características rigorosas exigidas pelo padrão britânico para o tipo estrangeiro.

Himalaio
Um pelagem singular

Nacionalidade: EUA
Porte: Médio/Grande
Temperamento: Apegado
Tipo de Pêlo: Longo
Nível de Energia: Médio

O Himalaio foi fruto de um meticuloso cruzamento entre Siameses, Sagrados da Birmânia e Persas num programa experimental de criadores suecos e americanos durante a década de 1920.

Esta raça foi oficialmente reconhecida nos EUA por volta de 1950. Na Inglaterra, porém, o Himalaio não é considerado uma raça, e sim uma subraça do Persa.

O nome “himalaio” deriva dos coelhos himalaios, que possuem uma pelagem de cor semelhante.

Gatos verdadeiramente fascinantes, os Himalaios aliam a sofisticação luxuosa da família dos Persas à pose e elegância dos Siameses de pêlo curto. O caráter desta raça também é capaz de somar o que há de melhor nas suas origens. Possui um pouco da tranqüilidade de um Persa combinado à vivacidade do Siamês.

São gatos afetuosos, brincalhões e gentis. Aprendem tudo rapidamente, e são excelentes caçadores de ratos. Têm uma voz agradável e musical.

O Himalaio possui, invariavelmente, olhos vivos, azuis (cor de safira) e máscara, orelhas, pernas, patas e cauda (as pontas) de uma cor diferente do resto do corpo.

Esta raça se adapta à vida em apartamento, mas ficará mais feliz se dispor de um espaço livre para se movimentar. Não exige maiores cuidados para sua escovação.

Cores

São reconhecidas várias cores:

Seal point: máscara, orelhas, pernas, pés e cauda marrom-foca, enquanto a cor base é creme com reflexos dourado.

Blue point: corpo branco e máscara, pernas e cauda azuis.

Chocolat point: corpo marfim com points de cacau.

Lilac point: pelagem branco-magnólia e points lilás.

Red point: corpo branco pálido e points vermelho.

Casco de tartaruga (tortie point): pelagem creme com points casco de tartaruga (vide Persian para esta cor).

Blue cream point: pelagem azul clara com points azuis e manchas creme.

Lynx point (tabby point): pelagem branco pálido com points no padrão tabby de cores diferentes.

Descrição geral

O corpo é solidamente construído, forte e arredondado. A cabeça é larga e redonda, com bochechas cheias, nariz curto, orelhas pequenas e afastadas, pescoço curto e bigodes muito compridos. Os olhos são redondos, largos, de uma belíssima cor azul-safira, dando-lhe uma expressão doce.

Fonte: PetSite , Petsecia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...