Gateiros

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

0

Raça Bixanos - R

Ragdoll
Um pet de pelúcia

Nacionalidade: EUA
Porte: Grande
Temperamento: Dependente
Tipo de Pêlo: Semilongo
Nível de Energia: Médio

Segundo crenças populares, esta raça norte-americana teria sido originada de uma fêmea Persa ferida num acidente de tráfego. Acredita-se vir daí sua resistência à dor, e também o medo de enfrentar os perigos e a luta. A Califórnia, na década de 1970, foi a terra natal do Ragdoll. A raça é bastante rara fora dos EUA, onde foi reconhecida em 1965. Somente há pouco tempo foi aceita nas exposições da Grã-Bretanha.

O Ragdoll é um gato de contrastes: tem o físico grande e imponente, mas relaxa completamente quando o pegamos no colo. Neste momento seus músculos se descontraem e ele fica tão maleável que o nome Ragdoll (que significa “boneca de trapos” em inglês) parece lhe cair muito bem. O Ragdoll é um gato extremamente quieto e gentil, que tende a escolher para ser seu dono uma pessoa tranqüila. A partir daí lhe faz companhia permanentemente. Este temperamento doce, afirmam, é o resultado de uma longa seleção entre gatos domésticos. Para pentear estes felinos pode-se usar a mão ou escovas macias. Acredtia-se que esta raça tenha uma tolerância para a dor maior do que a maioria dos gatos.

Cores:

As cores definidas são:

Seal-point: pêlo creme-dourado, olhos azuis, máscara, orelhas, cauda e pernas de cor marrom escura (cor de foca).

Chocolat-point: máscara, orelhas, cauda e pernas de cor marrom.

Blue-point: semelhante ao Seal-point , mas com máscara, orelhas, cauda e pernas de cor cinza-azulada.

Lilac-point: máscara, orelhas, cauda e pernas de cor cinza-pérola.

Há três variações de duas ou mais cores reconhecidas no Ragdoll. O bicolor tem um corpo de cor clara, peito, barriga e pernas brancas e ponta do focinho, orelhas e cauda escuras. O V invertido no rosto é característico dos bicolores. O Colourpoint tem um corpo de cor suave, com pontas mais escuras. Existe ainda o Mitted Colourpoint, que tem o peito e o queixo brancos e as patas dianteiras semelhantes a luvinhas. Descrição Geral Com a cabeça arredondada, as bochecas largas e nariz curto, o Ragdoll possui as orelhas inclinadas para frente. O manto é sempre comprido, cheio e sedoso. A pelagem varia de lonho a semilongo e talvez por isso se afirme que os pêlos desta raça se emaranham menos do que nos demais gatos de pêlos longos. Os olhos são grandes e ovalados, bem afastados um do outro e sempre de cor azul.

Russian Blue

Elegância e exotismo russo

Nacionalidade: Rússia
Porte: Médio
Temperamento: Dependente
Tipo de Pêlo: Curto
Nível de Energia: Médio

A diversidade de nomes que o Azul da Rússia é a prova da confusão que envolve as suas origens. Parece certo trata-se de uma raça originária da Rússia, importada para a Inglaterra proveniente do porto russo de Arkhanguelsk (Arcangel). Era um gato cinza, simpático e elegante. Com um inteligente trabalho de criação, os criadores ingleses aperfeiçoaram as suas linhas e popularizaram seu nome. Esse pode ser um indício de como a raça se difundiu rapidamente e foi bem acolhida em vários países. A raça entrou em declínio durante a Segunda Guerra Mundial e os esforços feitos para revitalizá-la, recorrendo a cruzamentos entre Azuis Ingleses e Siameses conduziram quase ao seu desaparecimento. O gato se tornou um Siamês Azul e quase perdeu seu característico manto duplo. O final dos anos 60 assistiu ao ressurgimento do tipo original, após esforços concentrados de criadores dos dois lados do Atlântico.

A característica mais marcante do Azul da Rússia é o seu manto duplo, mais felpudo do que o de qualquer outro gato. Além de conferir à pelagem um brilho prateado, o subpêlo também protege o gato do frio. Para que o pêlo continue belo, com aspecto de vison, deve-se escová-lo sem achatar a pelagem. É um gato muito tranqüilo e doce, chegando até a ter um comportamento tímido. Na verdade os Azuis são tão calmos que é dificil perceber quando uma fêmea está no cio. São gatos muito afetuosos entre si, excelentes pais.

Cores:

Todas as tonalidades do cinza até o cinza azulado, distribuído uniformemente. O cinza azulado é o que dá nome à raça. Foram criados exemplares Russos todos brancos e todos pretos, mas não despertaram grande interesse a não ser na Nova Zelândia.

Descrição Geral:

É um gato longilíneo, esbelto, de ossatura fina, pernas longas e finas, bem arredondadas. Na Grã-Bretanha as pernas dianteiras são mais curtas do que as traseiras. A cabeça larga, com a parte inferior do focinho bem pronunciada, e o pescoço alongado e sinuosos lhe confere um toque de elegância particular. Seus olhos são afastados e sempre verdes, variando de verde-esmeralda-claro até o verde-garrafa-escuro. Na Grã-Bretanha tem forma de amêndoa enquanto nos EUA um formato mais arredondado. A cauda é sempre comprida, reta, lisa e afilada, surgindo a partir de uma base relativamente grossa.

Apesar de se parecerem estas três raças têm características bem distintas. O Chartreux se diferencia do british essencialmente pela cor que pode ter qualquer matiz, do cinza ao cinza-azulado, e pela pelagem em "brosse", ou seja, lanosa. Seu nariz também é mais longo e reto que o do british, e os olhos menos acobreados, cor de ouro. Já o Russo Azul tem a cabeça menos arredondada, corpo mais esguio, seus pelos são prateados na extremidade (tipping), tem olhos verdes ligeiramente oblíquos.

Fonte: PetSite

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...